sábado, 24 de abril de 2010

Bordões e bordoadas.

"Hoje é sábadoooooooooo...!"

Um dos bordões do meu amigo Marcos, ou Marquinhos, como todos o conhecem. Ele diz isso aos sábados... e também às segundas, terças, quartas...

Quando eu estive no hospital no início de março deste ano, para retirada (dolorosa e purgatória!!!) do meu apêndice inflamado e supurado, todos os dias meu amigo e colega de trabalho na banda Leões e Poetas, Luiz Leão telefonava para mim e dizia:

"De hora em hora a vida melhora!"

Esta frase virou um bordão na minha boca, quando a dor era insuportável e a morfina pouco ajudava eu dizia para mim mesmo: "De hora em hora a vida melhora."

Antigamente o Marquinhos dizia: "Só coisa boa!"; era o "oi" dele. Atualmente mudou para "Só coisa boa e um pouquinho de grana!"

Visitantes ilustres no leito hospitalar, Marquinhos e Luiz Leão foram importantes com seus bordões, sempre servindo de apoio. Quando a vida lhe dá uma bordoada, nunca pergunte a Deus "Por quê Deus?", isso é falta de fé. Prefira perguntar "O quê Deus? O quê o Senhor quer que eu aprenda?"

Descobri que Deus fala o tempo todo conosco; mas é somente na dor, que nossas atenções se voltam para Ele e o ouvimos melhor. A dor aumenta nossa percepção auditiva para a voz de Deus.

O coração do faraó endureceu não libertando o povo de Deus, mas quando seu filho morreu, com a última praga do Egito, a saber, a morte de todos os primogênitos, então ele libertou o povo.

Na minha angústia particular eu libertei a mim mesmo. Sempre me aprisionei a este ou aquele conceito, mas agora sou livre! Viver vale a pena e só importa viver se existe amor! Não quero mais me estressar com pouca coisa. Ficar ao lado de pessoas estressadas e nervosas. Procure conviver apenas com quem lhe quer bem, com quem lhe dá valor, com quem lhe respeite, e principalmente, com pessoas de bom humor.

Encerro com dois bordões um de Paulo Santanna "O casamento é uma troca de maus humores durante o dia e uma troca de maus odores durante a noite."
O outro é de um pastor Luterano que vi pregar em 1995 em Ivoti (amo esta cidade!), ele dizia um trecho da Bíblia - o saudoso Reinoldo Frenzel (que já nos deixou...) - em tom profético:

"Hoje... se ouvirdes a Sua voz... Não endureçais os vossos corações..."

Amém.
Um bom Sábado á todos.

2 comentários:

  1. "Procure conviver apenas com quem lhe quer bem, com quem lhe dá valor, com quem lhe respeite, e principalmente, com pessoas de bom humor."
    Sim Cristiano, isso é muito importante para vivermos bem!! Tenho ouvido muito de pacientes e amigos a dificuldade de ter e fazer amigos... Quando aparece algum que nos respeita, nos dá valor e tem bom humor ainda, noooossa: é um tipo pra se jogar de braços abertos!!!

    ResponderExcluir
  2. Então querida Edith... devemos crer... pois crer significa "jogar-se de olhos fechados"...

    Crer nestas pessoas, nestes relacionamentos.
    Mas sem esquecer do que nos ensinou John Lennon:
    "A vida é o que acontece enquanto estamos fazendo planos."

    Eu me jogarei não de braços abertos... mas de peito aberto, de coração aberto permitindo que me conheçam!

    ResponderExcluir